Estudo Eletrofisiológico (EEF)
O Estudo Eletrofisiológico é um procedimento realizado através da introdução de cateteres (tubos flexíveis especiais) nas veias da virilha até locais específicos do coração. Esse tipo de cateterismo é rotineiramente realizado em Cardiologia há mais de 20 anos e serve para avaliar o funcionamento do sistema elétrico do coração.
O EEF é um método de diagnóstico que tem várias finalidades:
- Descobrir as causas de síncope (desmaios), pré-síncopes (tonturas) e palpitações;
- Esclarecer o mecanismo e o local do foco das arritmias;
- Avaliar o risco de morte súbita em alguns tipos de arritmia;
- Avaliar o funcionamento do cardioversor/desfibrilador implantável;
Como é feito o Estudo Eletrofisiológico?
O EEF é o exame mais simples da Eletrofisiologia. Para realizá-lo, você chegará ao Hospital em um horário pré-agendado e procurará a recepção para ser encaminhado ao Setor de Hemodinâmica. Chegando à sala de exames, será recebido pela equipe de enfermagem e anestesistas que irão prepará-lo para o procedimento. Você será conectado a alguns monitores (monitor de eletrocardiograma, aparelhos de pressão arterial, frequência cardíaca e respiratória).
O procedimento é acompanhado por um anestesista que irá administrar uma sedação para que você se sinta confortável. A enfermagem irá fazer a limpeza da pele na região da virilha direita e esquerda e na região torácica.
O médico irá fazer anestesia local na região da virilha direita ou esquerda e, ocasionalmente, no lado direito do pescoço, mas você já estará dormindo. Nesses locais serão introduzidos cateteres na veia e/ou na artéria, que serão levados até o coração, guiados por Raio X. Esses cateteres são usados para captar e registrar em aparelhos especiais os sinais gerados pela atividade elétrica do coração.
O estudo eletrofisiológico dura aproximadamente 1 hora. Ao término do procedimento, será feita compressão no local da punção por 10 a 15 minutos e você será encaminhado para a sala de recuperação. Dependendo do resultado do exame, o paciente pode receber alta no mesmo dia ou ser internado.